Ir para o conteúdo

Prefeitura abre seleção para alfabetizadores populares do Programa Brasil Alfabetizado

A Prefeitura de Goianinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou a Chamada Pública nº 001/2025 para a seleção de alfabetizadores populares voluntários no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa integra o esforço nacional de combate ao analfabetismo e busca ampliar o acesso à educação de jovens, adultos e idosos fora do sistema formal de ensino.

Estão sendo disponibilizadas duas vagas, sendo uma para atuação na zona urbana e outra na zona rural do município. Os alfabetizadores selecionados irão atuar de forma voluntária, recebendo bolsa custeada com recursos do Governo Federal, conforme regulamentações do PBA.

As inscrições acontecem nos dias 05 e 06 de junho, das 8h às 13h30, no Centro Administrativo Prefeito Rubens Lisboa, sede da Secretaria de Educação, localizado na Rodovia RN-003, nº 96.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar ficha de inscrição preenchida, documentos pessoais, currículo e comprovações de experiência e formação, conforme os critérios estabelecidos no edital.

O processo de seleção contará com duas etapas: análise curricular e entrevista presencial, que será realizada no dia 09 de junho. Os resultados serão divulgados no site oficial da Prefeitura. Os alfabetizadores selecionados deverão participar de formação inicial e continuada e atuarão em turmas com, no mínimo, 10 alunos na zona rural e 15 na zona urbana.

A ação representa mais um passo da gestão municipal no compromisso com a inclusão educacional e a superação do analfabetismo, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento social no município.

Chamada: