Dentro das atividades de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), os membros dos comitês de coordenação e execução se reuniram, na manhã da quinta-feira (27), para tratar sobre a etapa de mobilização social, que consiste na realização de oficinas de sensibilização voltadas à população de Goianinha. A realização da primeira oficina está prevista para a segunda-feira, 22 de maio, na comunidade do Aterro.
As oficinas se fazem necessárias, visto que o Plano será elaborado de forma participativa, levando em consideração as necessidades dos moradores no que tange os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, bem como a coleta e tratamento de resíduos sólidos.
O município de Goianinha está entre as 86 cidades do estado que estão elaborando o Plano de Saneamento de forma simultânea, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e apoio da Funasa (Fundação Nacional da Saúde). A conclusão do documento está prevista para o mês de novembro deste ano, após a realização de várias etapas definidas em um cronograma de trabalho. O PMSB é um importante documento que assegura o saneamento básico de 100% do município nos próximos anos.