Nos últimos dias, a Prefeitura de Goianinha, em parceria com o Selo Unicef, promoveu uma ação de Busca Ativa Escolar (BAE) com o objetivo de identificar e trazer de volta à escola crianças e adolescentes que estavam fora do sistema educacional. Essa iniciativa, parte de uma estratégia do Selo Unicef, visa garantir o direito fundamental à educação para todos os jovens do município.
A ação de Busca Ativa Escolar contou com uma equipe intersetorial formada por profissionais dedicados e comprometidos, distribuídos em cinco categorias. A equipe é composta por um Gestor Político, um Coordenador Operacional, Supervisores Institucionais das áreas de saúde, educação, assistência social e conselho tutelar, além de Técnicos Verificadores e Agentes Comunitários.
O primeiro passo realizado pela equipe foi um levantamento minucioso para identificar quantas crianças e adolescentes estavam fora da escola, utilizando dados oficiais do Unicef e da Secretaria de Educação do município. Com essas informações em mãos, foram criados alertas para os casos de crianças e adolescentes que não estavam matriculados.
Em seguida, a equipe entrou em contato com as escolas para localizar os alunos que estavam fora do sistema educacional. Após essa identificação, os profissionais da Busca Ativa Escolar fizeram um contato direto com as famílias para explicar a importância da educação e incentivar a rematrícula.
Com o empenho e a dedicação da equipe, a meta estabelecida pelo Selo Unicef para o município de Goianinha foi superada com sucesso. A meta de rematrículas estipulada era de 149, e foram realizadas 153 rematrículas até a data da primeira medição, em 31 de maio.