Na manhã de hoje (21), profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) realizaram palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com o objetivo de promover o uso de produtos naturais – ou fitoterápicos, como prática integrativa no tratamento de diversas condições, como ansiedade e hipertensão.
A iniciativa voltada aos munícipes que aguardavam atendimento abordou o uso de plantas medicinais – em chás e no consumo cotidiano, a fim de reforçar os cuidados com a saúde dos pacientes. Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde observaram que muitas pessoas utilizavam ansiolíticos, antidepressivos, anti-hipertensivos e demais fármacos que requerem receitas médicas de forma irregular – obtendo por meio de terceiros. Assim, essa prática, além de contraindicada, apresenta riscos para quem consome indiscriminadamente, ressaltando ainda a ausência de informações que podem auxiliar em suas condições – como o uso de produtos naturais.
A coordenadora da Atenção Básica, Glécia Guedes, reafirma ainda a importância das práticas naturais no tratamento de ansiedade, hipertensão, entre outras condições. “Muitas pessoas acreditam que apenas o fármaco gera resultado, mas é possível que uma planta medicinal ajude bastante no respectivo tratamento – não como um substituto, mas como uma prática integrativa”, esclarece a técnica.