Na manhã desta segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Goianinha recebeu a abertura da 7ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em casa, promovida pelo Tribunal de Justiça do RN, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-mulher) com apoio da Prefeitura de Goianinha.
Muitas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito Berg Lisboa; desembargador Expedito Ferreira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte; Flávia Lisboa, secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres; juízes, advogados, autoridades das polícias civil e militar, representante da Defensoria Pública e do Ministério Público, secretários municipais, vereadores, além da sociedade civil.
Após o presidente da Câmara, vereador Odilon Barbalho, declarar a solenidade aberta, o juiz Deyvis Marques, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJRN, iniciou os discursos falando da importância da Semana como um momento de informação, conscientização e valorização da mulher. E ressaltou o quão importante é a união de todos nessa causa, sabendo que a omissão de toda a sociedade contribui para o alto índice de feminícidio no país.
O grupo Absolutas, da Polícia Militar, trouxe a peça “A carne”, sendo a temática da violência contra a mulher retratada de maneira muito forte, impactando os presentes.
A solenidade ainda contou com o descerramento da placa da Sala Lilás, pelo desembargador Expedito Ferreira, juiz Deyvis Marques, prefeito Berg Lisboa e vereador Odilon. A Sala Lilás representa um avanço no atendimento à mulher vítima de violência pelo Poder Judiciário naquela comarca, na medida em que oferece a esse público específico um atendimento diferenciado com uma acolhida digna no momento em que ela busca os seus direitos. A unidade irá funcionar na Rua Basílio Ramalho, na Vila Helena, próximo ao CREAS.
O prefeito Berg Lisboa, juntamente a secretária Flávia Lisboa, assinou o termo de cooperação técnica que, entre outros aspectos, trata do projeto Maria da Penha vai às escolas, buscando o diálogo com as crianças e adolescentes sobre a temática da violência doméstica e familiar.
As autoridades presentes parabenizaram e agradeceram ao prefeito Berg por tão prontamente ter aceitado e apoiado a abertura bem como as ações da Semana em Goianinha. “Eu não poderia ter feito diferente. A violência contra a mulher não afeta somente a ela, mas a família inteira, o bairro, a sociedade como um todo. E é somente com todos nós dando as mãos que venceremos esse mal”, discursou ele.
Vale lembrar que as ações da 7ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em casa em Goianinha seguem durante toda a tarde, com palestras na Câmara e nas escolas, além de diversas atividades na escola Moreira Brandão e na praça da Igreja Matriz.