A Prefeitura Municipal de Goianinha, deu início no mês de janeiro a avaliação dos servidores que se encontram em estágio probatório. O processo de avaliação especial de desempenho está sendo coordenado pelo Conselho de Política de Pessoal, criado especialmente para este fim, com o apoio da Procuradoria Geral do Município. O acompanhamento contínuo do servidor em estágio probatório é responsabilidade da chefia imediata, a quem cabe o levantamento de dados, informações e documentos sobre seu desempenho funcional, que subsidiarão a avaliação especial de desempenho. Os servidores serão avaliados observando os seguintes fatores: assiduidade, pontualidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, probridade e responsabilidade.

A avaliação especial de desempenho é condição obrigatória para a aquisição de estabilidade, tendo por objetivo proporcionar o acompanhamento efetivo do desempenho do servidor, nas funções de seu cargo efetivo, durante o período de 36 (trinta e seis) meses do estágio probatório, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988, como sendo o tempo necessário para que demonstre aptidão para o exercício do cargo e para que a Administração Pública Municipal faça a sua avaliação, decidindo pela permanência ou não do servidor no seu quadro de pessoal, em respeito ao princípio da eficiência.