Durante sessão especial na Câmara de Vereadores na noite da quinta-feira (09), o prefeito de Goianinha, Berg Lisboa realizou a leitura da Mensagem Anual, reunindo diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Dison Lisboa, o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento Thyago Rocha, capitão Henrique de Sá, secretários municipais e vereadores, além do monsenhor Armando de Paiva e da sociedade civil. A solenidade foi aberta com a execução do hino nacional pela banda Rudson Lisboa e da professora Daniele Ramos, da Escola de Música Maestro Claudionor de Oliveira.

Em seu discurso, Berg Lisboa falou dos desafios que será governar em meio à escassez financeira que abateu o Brasil, mas reforçou que está preparado e que adotará medidas necessárias para viabilizar a gestão, de forma responsável e transparente.

Como um balanço das ações realizadas nos primeiros meses da gestão, Berg citou a contenção de gastos necessária. “Previamente planejado, reduzimos o número de secretarias de 18 para 11 e congelamos os salários do secretariado, do prefeito e do vice. Atitudes responsáveis como essas possibilitaram, por exemplo, antecipar o pagamento do funcionalismo para o dia 24 de fevereiro”. O prefeito falou do investimento de mais de R$ 5 milhões no pagamento de servidores nestes dois meses e do reajuste do piso salarial dos professores em 7,64%.

Berg ainda citou algumas obras que estão sendo executadas no município, algumas delas resultado de emendas do deputado estadual Dison, como a pavimentação da RN 003 e de cinco ruas na Batalha. Melhorias no saneamento também foram mencionadas, como as que estão ocorrendo na Batalha, Novo Horizonte e no Hospital Municipal. E para os agricultores do município, Berg falou da adesão ao programa Garantia Safra.

O prefeito mencionou suas visitas a Brasília, em busca de parcerias e investimentos para a saúde e educação, além de participar de treinamento para modernizar a gestão. Ainda sobre as parcerias, Berg falou das realizadas com o Governo do RN, para a implantação do projeto Café do Trabalhador, apoio às atividades das Polícias Militar e Civil, e realização da Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa e implantação da Sala Lilás.

Sobre as ações futuras, o prefeito falou do desenvolvimento comercial e industrial local, de maneira a reduzir o desemprego no município. Para a juventude, o investimento no esporte será promovido, através da realização de campeonatos, torneios das diversas modalidades e da manutenção da equipe de atletismo.

“Terei um olhar especial sobre esta que considero a maior necessidade do povo: a saúde. Estamos qualificando e ampliando os serviços já em funcionamento”, citou Berg.

A educação também será uma prioridade da gestão. Dentre as ações futuras, o prefeito anunciou a reforma e manutenção das escolas Dona Toinha, Alberto Torres e João Carvalho Barbalho, a manutenção na distribuição do kit escolar, fardamento e da merenda escolar para a rede municipal de ensino. E para a cultura, “vamos manter projetos culturais existentes: Escola de Música Maestro Claudionor de Oliveira, bolsas monitoria e talento, incentivo à grupos culturais, cesta cultural”.

Na área de serviços urbanos, Berg reforçou que os serviços existentes serão mantidos, porém melhorados e ampliados. As ações em funcionamento no campo da agricultura serão mantidas e muitos programas serão criados, como Horta Caseira, Horta Comunitária, Horto Municipal e Pequenos Pomares.

“Cuidar das pessoas é nosso objetivo maior e na área da assistência social, posso destacar que ampliaremos a valorização e apoio dos eventos tradicionais. Também asseguro aqui a manutenção dos benefícios sociais existentes como cesta básica, aluguel social, auxílio óculos, ajudas financeiras, através do programa Goianinha Cidadã, bem como a manutenção dos programas sociais: CRAS, CREAS, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) e Bolsa Família”. Como cuidado com as pessoas, Berg  também anunciou a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, através de parcerias.

Finalizando as ações futuras, o prefeito Berg Lisboa reiterou o compromisso de continuar e ampliar, e lembrou que estes programas e projetos passarão por readequação à nova realidade econômica do município. Por fim, agradeceu pelo apoio e compreensão, e pediu que todos se unissem no propósito de promover o desenvolvimento de Goianinha e a felicidade do povo.

Em seu discurso, o deputado estadual Dison Lisboa, anunciou emendas de sua autoria, junto ao Governo do Estado para execução de serviços de infraestrutura no município, onde estão inclusos os serviços de recapeamento asfáltico da Avenida Rudson Lisboa e Centro da cidade, bem como a pavimentação em paralelepípedo do Bosque das Palmeiras e ruas do coqueiral, Sumaré e Itaperubú. O deputado também anunciou que já estão asseguradas duas emendas de autoria do deputado federal Fabio Faria, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde, para atender um dos postos que não possuem sede própria, e quadra poliesportiva para atender as comunidades de Umari e Aterro. Além disso, Dison anunciou que está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura convênios para construção de um novo abatedouro municipal, com capacidade para abate de 60 animais/dia. O Instituto de Longa Permanência para idosos Santa Terezinha também será beneficiado pelo parlamentar, com verba mensal destinada à manutenção do local.

Após o discurso do deputado, o presidente da Câmara Odilon Barbalho declarou encerrada a sessão.