A Escola Municipal Pedro Alexandrino Silva (Miranda) elaborou o projeto “Copa de Futebol Mundial: Aqui, no Meu Lugar” – trabalho transdisciplinar do Ensino Fundamental que dialoga as matérias de Geografia, Ciências, Artes, Inglês, Educação Física, História, Ensino Religioso, Língua Portuguesa e Matemática.

Assim, o projeto visa motivar os estudantes do sexto ao nono ano a desenvolverem conhecimentos e as competências curriculares – promovendo uma educação para a cidadania e proporcionando a familiarização de novas culturas com respeito e valorização pelas demais etnias.

Com base nisso, na tarde de hoje (20), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu a abertura da iniciativa com uma partida entre os times dos alunos do 8° e do 9° anos no Nazarenão; além disso, também ocorreu o sorteio dos países que cada turma irá realizar pesquisas durante a ação.

Por fim, no segundo semestre deste ano, os alunos que estão participando da experiência irão apresentar os novos conhecimentos e vivências durante a Copa na EXPOEMPAS (exposição interna da instituição).

Segundo o professor de Geografia e idealizador do projeto, Renan Oliveira, a Copa objetiva explorar as potencialidades cognitivas nas áreas de aprendizagem. “Serão realizados estudos e pesquisas sobre a história e a cultura dos países participantes, relacionando com a interação local e o uso dos recursos tecnológicos” afirmou o educador.