Através de parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Canguaretama, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) está oferecendo Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino, durante os dias 05 e 06 deste mês (quinta e sexta), na Casa de Cultura palácio Antônio Bento. A Formação tem como tema: “Educação Inclusiva na Perspectiva da Diversidade” e objetivo de sensibilizar os professores para a inclusão de alunos dentro das escolas, sob a ótica da multiplicidade. A secretária Helaine Lisboa, a coordenadora de Educação Inclusiva, Josélia Fernandes, e equipe técnica da Casa Multiprofissional estiveram presentes no evento.

De acordo com o tradutor intérprete de Libras/ Português, Timótheo Henrique, responsável pelo conteúdo ministrado, a formação vai além das discussões sobre integração de estudantes com deficiência nas escolas, mas, visa promover a inclusão de alunos de diferentes tons de pele e orientação sexual, como também adultos que não possuem conhecimentos em informática, por exemplo. “Precisamos pensar além, pensar na criança de pele negra, nas pessoas pertencentes à classe LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros] ou nos alunos com mais de quarenta anos, desprovidos de conhecimentos digitais, isso é diversidade, e nós devemos estar preparados para promover essa inclusão”, ressaltou.