Todos os meses, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) beneficia 700 famílias carentes do município com cestas básicas, compostas por produtos alimentícios não perecíveis, indispensáveis à alimentação dos goininhenses. A entrega acontece sempre na última semana do mês, na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A manutenção do projeto soma o investimento de R$ 35 mil para os cofres municipais.

Para receberem o benefício, as famílias são cadastradas pela equipe do CRAS que também realiza visitas periódicas aos beneficiários, visto que o projeto prevê o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social permanente ou momentânea. “Se identificamos que a família saiu da faixa de vulnerabilidade, fazemos a substituição por outra que esteja na fila de espera. Também já tivemos casos em que o próprio beneficiário nos procurou para cancelar o cadastro”, pontua a titular da SEMTHAS, Lucicleide Barros.

Entre os itens que compõem as cestas básicas estão: feijão, arroz, macarrão, farinha de mandioca, fubá, óleo de soja, açúcar, café e bolacha.